terça-feira, 25 de maio de 2010

Desta vez uma coisa mais séria

Sinceramente não entendo como é que vem um fim-de-semana fantástico, com um sol e um tempo melhor do que alguns dias de verão e, o que deveria ser motivo de alegria, se torna todos os anos na mesma altura, numa tragédia com as taxas de mortalidade por afogamento a aumentarem subitamente.

Não consigo entender como é que, ou melhor, quando é que as pessoas vão entender que no mar não se brinca nem é brincadeira, principalmente numa altura em que ainda não foi aberta a época balnear....

Todos nós conseguimos avaliar minimamente se o mar está mais bravo ou não, mas mesmo quando pensamos que sabemos, na verdade nunca temos a certeza.. A verdade é que há sempre mais factores que nos podem pôr em risco do que as ondas, e as vezes são os mais importantes.

Tirei o curso de nadador salvador com o objectivo de para além da capacidade de saber fazer suporte básico de vida, também conseguir conhecer melhor o mar e conseguir avaliar as condições do mesmo, mas mesmo assim, não me aventuro para o mar desconhecido mesmo quando tenho 100% de confiança que consigo resolver algum problema que possa surgir. Por isso não consigo entender como é que pessoas que não têm a formação se aventuram com a irresponsabilidade que o fazem.

Porque o fazem? Para mostrarem que são os maiores? (não quero acreditar que seja por isso) Mas a única razão mais lógica que consigo encontrar será mesmo ignorância? Se for o caso, como é possivel que isso ainda haja depois de tantos mortos que todos os anos acontecem pela mesma razão? Sinceramente não entendo, muito menos quando vejo uma noticia este fim-de-semana de uma pessoa que morreu afogada, e por mais incrivel que pareça não sabia nadar! Como é possível que nem mesmo que as pessoas que não sabem nadar tenham cuidado? Estão a espera de milagres? Custa-me mesmo ver estas noticias pricipalmente por não as entender...

É verdade que se deveria antecipar a abertura da época balnear para evitar algumas destas situações, mas por outro lado é necessário ter um bucadinho de cuidado quando se trata de uma questão da nossa vida ou morte não?

cumprimentos e até um próximo post

1 comentário:

Lau* disse...

A irresponsabilidade das pessoas leva a isto! Toda a gente acha que as coisas ruins acontecem aos outros...! Mas não, pode acontecer a qualquer pessoa...e nestes casos, aventuram-se!